Monalisa - Leonardo da Vinci
Mona Lisa é um óleo sobre madeira pintado pelo renascentista italiano Leonardo da Vinci entre os anos 1503 e 1506. Apesar das suas dimensões reduzidas (77cm x 53cm), esta obra que representa uma mulher misteriosa se tornou, ao longo dos séculos, no retrato mais famoso da História da Arte ocidental.
Para compreendermos o título, importa sabermos que "Mona" deve ser entendido como a contração de "Madona", o equivalente italiano de "Senhora" ou "Madame" Lisa.
Também conhecida como a "Gioconda", que pode significar "mulher alegre" ou "a esposa de Giocondo", a obra mais icônica de Da Vinci se encontra exposta no Museu do Louvre, em Paris.
Análise dos elementos principais do quadro
Um dos aspetos que chama mais a atenção na pintura é o equilíbrio entre o humano e o natural, expresso, por exemplo, pela forma como a ondulação dos cabelos da mulher parece ecoar nas águas do rio atrás dela. A harmonia entre os elementos parece ser simbolizada pelo sorriso de Mona Lisa.
Quanto às técnicas utilizadas pelo artista, se destaca a do sfumato. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574, pintor, arquiteto e biógrafo de vários artistas do renascimento), esta técnica foi criada pelos primitivos flamengos, mas foi Leonardo quem a aperfeiçoou.
Esta consiste em criar gradações de luz e sombra que diluem as linhas dos contornos do horizonte. O seu uso nesta obra cria a ilusão de que a paisagem se vai afastando do retrato (pintado com nitidez por oposição à paisagem esfumada - sfumato) conferindo profundidade à composição.
Comentários
Postar um comentário