O Nascimento de Vênus - Sandro Botticelli

Resultado de imagem para o nascimento de venus

O Nascimento de Vênus (Nascita di Venere, em italiano) é uma obra do artista renascentista Sandro Botticelli (1445-1510).
Produzida entre 1484 e 1486, trata-se de uma das pinturas mais emblemáticas do Renascimento italiano.
Na época, ela foi encomendada por um rico banqueiro e político italiano: Lorenzo di Pierfrancesco. A ideia dele era decorar sua casa com belas pinturas.
Atualmente, a obra está exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália. Segue sendo uma das mais famosas do mundo e com inúmeras reproduções.
Ao lado de A Alegoria da PrimaveraO Nascimento de Vênus é uma das obras mais destacadas do pintor florentino.
Caracterizada como uma obra neoplatônica, Botticelli utilizou a técnica da têmpera sobre madeira. As dimensões do quadro são de 172,5 cm por 278,5 cm.
Inspirada na mitologia romana, Vênus aparece nua no centro da pintura sobre uma grande concha, que por sua vez, está repousada sobre a água do mar. Observe que Vênus está banhada de luz exaltando a pureza da alma da deusa.
Mediante traços bem delineados e finamente requintados podemos notar a busca pela beleza clássica e ideal.
O trabalho de Sandro reúne aspectos da beleza perfeita e divina da deusa. Aqui ela se torna símbolo da pureza e da renovação. Embora ela esteja nua, o erotismo é deixado de lado, para dar lugar a uma figura pudica.
No rosto dela notamos ternura e certa serenidade. Seus longos cabelos de cor alaranjada são segurados por sua mão esquerda que deslizam sobre seu corpo e terminam por cobrir suas partes íntimas. Já sua mão direita cobre os seios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Napoleão cruzando os Alpes - Jacques-Louis David

Monalisa - Leonardo da Vinci

Moça com brinco de pérolas - Johannes Vermeer